Não é incomum que famílias entrem em conflito acerca de entretenimento conjunto – algo que agrade tanto as crianças mais novas quanto as mais velhas, mas também os pais e eventualmente avós. Isso porque a maior parte do entretenimento é feito com público específico: masculino, feminino, infantil, mais maduro e por aí vai.

Mas e como fazer para promover os programas em família? Bom, alguns filmes estão aí para agradar todas as idades. Os filmes da Pixar encontraram muito sucesso apostando em conteúdo capaz de encantar crianças e adultos. A Dreamworks (que fez Como treinar seu dragão e Shrek) e Ilumination (Meu malvado favorito e Pets) também anualmente lançam filmes, embora apostando em narrativas mais focadas no público infantil.

Mas não são apenas animações que podem unir a família inteira na frente da televisão ou no cinema para assistir algo juntos. Desta forma, aqui vai uma lista com oito opções de filmes para assistir com toda a família.

Não vamos listar animações mais populares (como Toy Story e O Rei Leão) ou mais recentes (Viva, a vida é uma festa ou Divertidamente). Não é incomum os filhos assistirem sete dias seguidos Moana, mas você não precisa passar por isso para curtir um filme junto a eles!

1 – A Princesa Prometida (1987)

Narrado na perspectiva de um avô lendo um livro para seu neto adoecido, a história se passa há muito tempo atrás, em um reino muito distante. Nela, um casal apaixonado é separado ainda na juventude.

O rapaz é presumido morto em um ataque de piratas, enquanto a jovem se resigna a casar com o Príncipe do reino. Quando a jovem é sequestrada por bandidos, o Príncipe e uma figura misteriosa partem ao seu resgate.

Como uma boa aventura de fantasia, este filme apresenta os elementos clássicos de capa e espada, princesas, amores impossíveis, vilões caricatos e monstros, equilibrando todos esses elementos de forma engajante e com muito humor.

(Está disponível no Amazon Prime Video)

2 – O Gigante de Ferro (1999)

Animação da Warner que passou despercebida pelos cinemas e ganhou status de filme cult por todas as idades, O Gigante de Ferro conta a história de um garoto que faz amizade com um gigantesco robô enviado para destruir o planeta – mas que bate a cabeça ao chegar, ficando assim sem memória de sua missão.

Passado nos EUA da década de 1950, o filme é construído em cima da paranóia nuclear da guerra fria e acerca das escolhas que fazemos sobre o que queremos ser. Assim, com humor e uma temática relevante explicada de forma sutil, é um filme que comove tanto crianças quanto adultos.

(Pode ser alugado via Youtube Filmes)

3  – Os Goonies (1985)

Um clássico da sessão da tarde mas que sobrevive ao teste do tempo, Os Goonies é uma aventura infanto-juvenil típica dos anos 1980. No filme, um grupo de amigos se une para procurar um lendário tesouro pirata pelos subsolos da cidade para salvar o bairro, enquanto fogem de uma família de ladrões e fazem amizades inesperadas pelo caminho.

Com muito humor e ação entre amigos, é um filme que fará adultos lembrarem de suas infâncias e certamente irá encantar as novas gerações.

(Pode ser alugado via Youtube Filmes)

4 – Os Muppets (2011)

O filme dos Muppets de 2011 veio para resgatar a posição da popular franquia nos cinemas e o resultado é um filme fabuloso para todas as idades. Um jovem humano, seu irmão fantoche e sua noiva partem rumo a Los Angeles com o sonho de conhecer os Muppets, dos quais são grandes fãs.

Ao descobrirem que os dias de glória dos Muppets ficaram para trás, eles partem na missão de reunir o grupo e salvar seu teatro.

Aliando um humor infanto-juvenil atual que atende tanto crianças quanto adultos com músicas genuinamente engajantes, certamente é uma ótima opção para toda a família assistir junta.

(Pode ser alugado via Youtube Filmes)

5 – A Felicidade não se compra (1946)

Muita gente torce o nariz para alguns filmes clássicos (ainda mais em preto e branco!), mas posso prometer que A Felicidade Não se Compra (1946) tem todo o potencial para romper esse tipo de preconceito e inspirar bons sentimentos em toda a família.

Passado em uma pequena cidade dos EUA, o filme conta a história de George Bailey, um jovem banqueiro altruísta e que por toda a sua vida fez pequenos e grandes sacrifícios para ajudar sua comunidade. Em um momento de desespero e questionando suas escolhas, uma intervenção do além fará com que George seja capaz de colocar toda a sua vida na perspectiva correta.

(Esse só alugando em DVD…)

6 – Quero ser grande (1988)

De volta aos clássicos da Sessão da Tarde, Quero Ser Grande é um conto de fantasia com lições valiosas para crianças e adolescentes: a liberdade e os privilégios da vida adulta não existem sem os deveres e responsabilidades.

Estrelado por Tom Hanks (ainda com cara de garoto), o filme conta a história de Josh, um menino de 13 anos que tem seu pedido de se tornar adulto realizado. Enxotado de casa pelos pais (ao não reconhecerem aquele homem feito na cama de seu filho) e com apenas a ajuda de seu melhor amigo, Josh se refugia na cidade, busca um emprego e constrói uma carreira enquanto tenta compreender as realidades da vida adulta.

(Pode ser alugado via Youtube Filmes)

7 – Jumanji (1995)

Revigorado recentemente pelas sequências lançadas em 2017 e 2019 (ambos também bons filmes para a família, embora não tanto para crianças pequenas), Jumanji é uma aventura de fantasia vibrante em que a cada momento algo inesperado pode acontecer.

A história de Jumanji acontece em volta de um misterioso jogo de tabuleiro que surge em meio a uma escavação e a cada novo jogar dos dados algum elemento da selva africana pode ser lançado sobre os participantes. Os efeitos especiais ainda são bem anos 1990, mas a história intrigante vale a pena para todas as idades.

(Está disponível no Netflix)

8 – As Aventuras de Paddington (2014)

Talvez esse seja o filme com maior potencial para torcer o nariz de pré-adolescentes que querem se distanciar de figuras infantis, mas é certo que As Aventuras de Paddington (2014) tem tudo para divertir todas as idades.

Baseado em um clássico personagem de histórias infantis britânico, Paddington é um urso das selvas peruanas que vai para Londres tentar encontrar vida na cidade grande.

Lá ele é adotado por uma família e foge de uma taxidermista enquanto tenta entender o ritmo da vida moderna na cidade grande. Claro, “trapalhadas” e “muita confusão” são os adjetivos mais apropriados para definir o filme, mas com um humor leve e inteligente e com um grande coração, certamente é um filme para garantir a noite da família em frente ao sofá.

(Disponível no Amazon Prime Video)

***

Bem, acho que todo momento é bom para ver um bom filme em família, mas o atual, sem dúvida, me parece bastante propício.

Então, que tal compartilhar este post nas suas redes, de repente até aproveitar para deixar aqui nos comentários a sua opinião sobre as sugestões listadas ou, ainda, nos dar outras indicações?